sábado, 9 de fevereiro de 2008

A ALIMENTAÇÃO DOS DESPORTISTAS


A alimentação desempenha um papel importante na performance dos atletas e pode ajudá-los em treinos e competições. Apesar de não haver restrições em relação ao que pode ser consumido, a dieta recomendada para um atleta baseia-se, sobretudo, em hidratos de carbono. Estes devem representar cerca de 60% do total de alimentos ingeridos, pois são a melhor fonte de energia.
As proteínas também são fundamentais para os atletas. Elas contribuem para regular a contracção muscular, para a produção de anticorpos e expansão e contracção dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão normal. Além disso, facilita a recuperação nos treinos e competições.
Os atletas devem, ainda, consumir alimentos ricos em antioxidante como vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças que ajudam na luta contra os radicais livres. Estes são libertados durante a queima de oxigénio que converte os nutrientes absorvidos nos alimentos em energia. Essas moléculas são instáveis e tendem a associar-se a outras, podendo danificar as células do nosso corpo.
Para evitar os processos degenerativos como cancro e envelhecimento, acentuados pelos radicais livres, é recomendada uma alimentação à base de alimentos antioxidantes, que neutralizam a acção deles. Deve ser lembrado, ainda, que os radicais livres também têm um papel importante actuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o ténue dos "músculos lisos".
Além de se alimentar bem, o atleta precisa ingerir bastantes líquidos. Deve-se beber água antes mesmo de sentir sede, pois quando se tem vontade de beber água, pode já estar levemente desidratado, prejudicando a performance. Durante as actividades físicas o atleta deve ingerir bebidas isotônicas com hidratos de carbono para repor os fluidos perdidos com o suor, por exemplo.
Deve-se tomar cuidado com bebidas como guaraná, café e chás, pois a cafeína presente nestas bebidas é diurética e prejudica a hidratação. Outra dica é evitar o uso de suplementos alimentares, substâncias químicas que servem para completar a acção dos alimentos naturais e são vendidos livremente em farmácias e lojas especializadas, embora alguns desses produtos sejam considerados medicamentos.
Lembre-se de que os suplementos alimentares devem ser utilizados com o acompanhamento de um nutricionista que, em caso de necessidade, auxilia na escolha do suplemento, sem perder de vista a alimentação balanceada diária.

Trabalho realizado por: Bárbara Mendes 8ºG

Sem comentários: