Cheios de frio mas com muita vontade, lá fomos a mais uma manhã de ondas. Já estamos a melhorar o drop, os pés de pato já ajudam mais do que atrapalham - lol - e alguns de nós já fazem o "Patinho"! Também já apanhamos algumas ondas fora da rebentação!!!!! Devagar devagarinho vamos evoluíndo, e vindo o bom tempo teremos mais oportunidades de evoluir!
domingo, 23 de março de 2008
quarta-feira, 12 de março de 2008
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
LOGÓTIPO 3
domingo, 17 de fevereiro de 2008
REUNIÃO DIA 15 FEVEREIRO
Pontos aprovados:
- criação do regulamento e cartão de sócio da escolinha de bodyboard;
- privilégios dos novos sócios;
- regulamento de aluguer de material;
- reformulação do logótipo;
- agendamento da próxima aula;
- criação de rifas
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Uma ementa de atleta... pela Diana!

Alimentação de um atleta deve ser à base de:
· Sopa de legumes
· Carne ou peixe grelhados
· Arroz, massa ou batata
· Pão
· Queijo
· Bolo ou tarte
· Fruta madura
· Frutos secos
As refeições antes e após o treino/competição são as que devem obedecer com maior rigor às necessidades específicas desses dois momentos e devem ser compostas por:
Sopa, com caldo fino e passado, com um fio de azeite, com couves e engrossada com arroz ou massa;
Prato, peixe magro, lulas ou polvo, de preferência cozido ou grelhado (nunca frito), com batata, arroz ou massa. Na refeição após o treino/competição também se pode usar carne magra, confeccionada de modo semelhante;
Pão, deve ser consumido em forma de tostas ou pão torrado;
Sobremesa, fruta simples, em salada ou em papas;
Água, chá ou sumo de fruta.
· Sopa de legumes
· Carne ou peixe grelhados
· Arroz, massa ou batata
· Pão
· Queijo
· Bolo ou tarte
· Fruta madura
· Frutos secos
As refeições antes e após o treino/competição são as que devem obedecer com maior rigor às necessidades específicas desses dois momentos e devem ser compostas por:
Sopa, com caldo fino e passado, com um fio de azeite, com couves e engrossada com arroz ou massa;
Prato, peixe magro, lulas ou polvo, de preferência cozido ou grelhado (nunca frito), com batata, arroz ou massa. Na refeição após o treino/competição também se pode usar carne magra, confeccionada de modo semelhante;
Pão, deve ser consumido em forma de tostas ou pão torrado;
Sobremesa, fruta simples, em salada ou em papas;
Água, chá ou sumo de fruta.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Termos técnicos

O Departamento Técnico da nossa escolinha, liderado pelo Diogo Martins, eleborou um documento com os termos técnicos do Bodyboard, para que todos fiquem mais identificados com a modalidade. Bom trabalho ;)
Beach Break – tipo de fundo, as ondas partem sobre um fundo de areia.
Crowd – multidão, quando está muita gente dentro de água.
Direita – onda , que vista da praia, parte para o lado esquerdo.
Duck-dive ou patinho – modo de passar por baixo das ondas sem ser arrastado com o intuito de chegar ao outside.
Esquerda – onda que vista da praia parte para o lado direito.Flat ou flatada – mar liso e sem ondas.
Glass – quando o mar adquire o aspecto liso e espelhado, sem vento.
Inside ou quebra-coco – zona mais perto da praia onde as ondas rebentam com mais potência. Outside – zona do mar por trás da rebentação.
Line-up – zona no outside onde as ondas quebram e se apanham.
Lip- crista da onda; zona mais alta da onda.
Off-shore / Vento leste – quando o vento sopra da terra para o mar, condições ideais para a pratica do desporto.
On-Shore / Vento oeste – quando o vento sopra do mar para a terra estragando assim as ondas.
Pico – local onde a onda começa a partir
Point-break – tipo de onda que parte sempre no mesmo sitio , geralmente quebra diagonalmente a uma costa e sobre um tapete de pedras.Secção – as diversas partes ou trechos de uma onda.
Set – Grupo ou conjunto de ondas.
Swell – é a chegada de ondulações á costa.
Wax – anti-derrapante à base de parafina, que se põe em cima da prancha para não escorregar.
Wipe-out – cair na onda
Canal - Local onde não quebra ondas e é mais fácil chegar ao outside ou pico
Linha de onda - consiste em fazer uma perpendicular em relação à onda, também se pode chamar de cortar a onda.
Parede - É a parte surfável da onda, onde se desliza ao longo da onda (sem a onda fechar)
Prone - Prone é a posição de deitado de barriga e peito na prancha. Existe também drop-knee e stand-up.
Drop-knee – estilo por excelência do bodyboard, consiste em apoiar um pé e um joelho em cima da prancha.
Drop in / dropinar – descer a onda á frente de outro atleta, interferindo na sua trajectória.
1ª AULA - 09 fevereiro
sábado, 9 de fevereiro de 2008
A ALIMENTAÇÃO DOS DESPORTISTAS

A alimentação desempenha um papel importante na performance dos atletas e pode ajudá-los em treinos e competições. Apesar de não haver restrições em relação ao que pode ser consumido, a dieta recomendada para um atleta baseia-se, sobretudo, em hidratos de carbono. Estes devem representar cerca de 60% do total de alimentos ingeridos, pois são a melhor fonte de energia.
As proteínas também são fundamentais para os atletas. Elas contribuem para regular a contracção muscular, para a produção de anticorpos e expansão e contracção dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão normal. Além disso, facilita a recuperação nos treinos e competições.
Os atletas devem, ainda, consumir alimentos ricos em antioxidante como vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças que ajudam na luta contra os radicais livres. Estes são libertados durante a queima de oxigénio que converte os nutrientes absorvidos nos alimentos em energia. Essas moléculas são instáveis e tendem a associar-se a outras, podendo danificar as células do nosso corpo.
Para evitar os processos degenerativos como cancro e envelhecimento, acentuados pelos radicais livres, é recomendada uma alimentação à base de alimentos antioxidantes, que neutralizam a acção deles. Deve ser lembrado, ainda, que os radicais livres também têm um papel importante actuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o ténue dos "músculos lisos".
Além de se alimentar bem, o atleta precisa ingerir bastantes líquidos. Deve-se beber água antes mesmo de sentir sede, pois quando se tem vontade de beber água, pode já estar levemente desidratado, prejudicando a performance. Durante as actividades físicas o atleta deve ingerir bebidas isotônicas com hidratos de carbono para repor os fluidos perdidos com o suor, por exemplo.
Deve-se tomar cuidado com bebidas como guaraná, café e chás, pois a cafeína presente nestas bebidas é diurética e prejudica a hidratação. Outra dica é evitar o uso de suplementos alimentares, substâncias químicas que servem para completar a acção dos alimentos naturais e são vendidos livremente em farmácias e lojas especializadas, embora alguns desses produtos sejam considerados medicamentos.
Lembre-se de que os suplementos alimentares devem ser utilizados com o acompanhamento de um nutricionista que, em caso de necessidade, auxilia na escolha do suplemento, sem perder de vista a alimentação balanceada diária.
Trabalho realizado por: Bárbara Mendes 8ºG
As proteínas também são fundamentais para os atletas. Elas contribuem para regular a contracção muscular, para a produção de anticorpos e expansão e contracção dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão normal. Além disso, facilita a recuperação nos treinos e competições.
Os atletas devem, ainda, consumir alimentos ricos em antioxidante como vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças que ajudam na luta contra os radicais livres. Estes são libertados durante a queima de oxigénio que converte os nutrientes absorvidos nos alimentos em energia. Essas moléculas são instáveis e tendem a associar-se a outras, podendo danificar as células do nosso corpo.
Para evitar os processos degenerativos como cancro e envelhecimento, acentuados pelos radicais livres, é recomendada uma alimentação à base de alimentos antioxidantes, que neutralizam a acção deles. Deve ser lembrado, ainda, que os radicais livres também têm um papel importante actuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o ténue dos "músculos lisos".
Além de se alimentar bem, o atleta precisa ingerir bastantes líquidos. Deve-se beber água antes mesmo de sentir sede, pois quando se tem vontade de beber água, pode já estar levemente desidratado, prejudicando a performance. Durante as actividades físicas o atleta deve ingerir bebidas isotônicas com hidratos de carbono para repor os fluidos perdidos com o suor, por exemplo.
Deve-se tomar cuidado com bebidas como guaraná, café e chás, pois a cafeína presente nestas bebidas é diurética e prejudica a hidratação. Outra dica é evitar o uso de suplementos alimentares, substâncias químicas que servem para completar a acção dos alimentos naturais e são vendidos livremente em farmácias e lojas especializadas, embora alguns desses produtos sejam considerados medicamentos.
Lembre-se de que os suplementos alimentares devem ser utilizados com o acompanhamento de um nutricionista que, em caso de necessidade, auxilia na escolha do suplemento, sem perder de vista a alimentação balanceada diária.
Trabalho realizado por: Bárbara Mendes 8ºG
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
domingo, 3 de fevereiro de 2008
PROTOCOLO COM A OMNI

A nossa escolinha estabeleceu um protocolo com a marca de roupa e material de bodyboard OMNI! à luz desta parceria podemos usufruir de várias vantagens... Quem quiser pode consultar AQUI as condições deste protocolo. Em breve teremos também o nosso espaço na escola, espaço este onde iremos divulgar as nosas iniciativas. Até já e ... boas ondas!
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
LOGÓTIPO 1

Na nossa reunião semanal a Diana e a Filipa trouxeram um logótipo para a nossa escolinha. Brevemente esperamos ter outros para depois escolhermos o melhor; na reunião de hoje saíram muitas ideias empreendedoras e o Tiago dará conta delas na acta da reunião... não é Tiago??? Não te esqueças. Até já e não percam as novidades!!!
domingo, 27 de janeiro de 2008
1ª PROPOSTA DE ESTATUTOS

Aqui está a primeira proposta de ESTATUTOS da nossa escolinha:
ESTATUTOS
Artigo 1º
(Denominação)
1- O “clube” Escolinha de Bodyboard do Cerco, sem fins lucrativos, rege-se pelos seguintes estatutos e Adopta a designação de “Escolinha de Bodyboard do Cerco” sendo a sua duração por tempo indeterminado.
Artigo 2º
(Sede)
1- O clube tem a sua sede em Portugal, no Bairro Cerco do Porto, na Sede do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco do Porto.
Artigo 3º
(Objecto Social)
1-O Objecto Social do Clube é a divulgação do desporto de Bodyboard e a sua prática pelos alunos.
Artigo 4º
(Objectivos)
O Clube tem por objectivo:
a) Reunir os apreciadores do desporto de Bodyboard, com vista à divulgação, conservação e fornecimento de informações acerca do Bodyboard;
b) Promover reuniões, encontros, passeios, concentrações;
c) Elaborar e actualizar um blogue na Internet dedicado à divulgação do referido modelo;
d) Procurar as melhores condições, vantagens e regalias para os alunos que praticam Bodyboard;
e) Aprender a inovar, criar, empreender na procura d eobjectivos
Artigo 5º
(Tipos de Associados)
1-O Clube terá os seguintes tipos de associados:
a)Sócios fundadores;
Artigo 6º
(Admissão de Associados)
1-Os associados devem criar ideias para angariar fundos para a compra do material necessário.
2-A qualidade de associado prova-se através da inscrição.
Artigo 7º
(Associados-Direitos e Deveres)
1-São direitos dos associados:
a) Participar nas actividades que o Clube desenvolver;
b) Usufruir das condições, vantagens e regalias do Clube, conforme definidas pelos membros do clube;
c) Representar o Clube, sempre que para tal se voluntarie;
d) Propôr ao Clube, novos associados e sugestões úteis para o seu desenvolvimento;
2-São deveres dos associados:
a) Cumprir e fazer cumprir os estatutos do Clube, obedecendo às decisões estabelecidas por todos o associados;
b) Colaborar e prestigiar o Clube;
c) Não tomar iniciativas ou decisôes sem primeiro falar com todos os membros do Clube;
Artigo 5º
(Tipos de Associados)
1-O Clube terá os seguintes tipos de associados:
a)Sócios fundadores;
Artigo 6º
(Admissão de Associados)
1-Os associados devem criar ideias para angariar fundos para a compra do material necessário.
2-A qualidade de associado prova-se através da inscrição.
Artigo 7º
(Associados-Direitos e Deveres)
1-São direitos dos associados:
a) Participar nas actividades que o Clube desenvolver;
b) Usufruir das condições, vantagens e regalias do Clube, conforme definidas pelos membros do clube;
c) Representar o Clube, sempre que para tal se voluntarie;
d) Propôr ao Clube, novos associados e sugestões úteis para o seu desenvolvimento;
2-São deveres dos associados:
a) Cumprir e fazer cumprir os estatutos do Clube, obedecendo às decisões estabelecidas por todos o associados;
b) Colaborar e prestigiar o Clube;
c) Não tomar iniciativas ou decisôes sem primeiro falar com todos os membros do Clube;
Nota: esta proposta terá que ser analisada pelos sócios fundadores para futura aprovação.
Mãos à obra...

Já metemos mãos à obra... literalmente!!! Na tentativa de angariar fundos para financiar a nossa escolinha, os alunos resolveram lavar e aspirar os carros dos professores!! Foram 3 dias de muito trabalho, divertimento, muita música a "bombar" (alguns carros tinham umas colunas bem potentes ;)) e algum frio à mistura. Mas o que interessa é o resultado final... conseguimos algum €€€ que nos vai ser muito útil para comprar material e financiar algumas actividades que temos em mente. Desta vez foi na "Escola de Baixo"; chateamos um bocadinho a Dª Paula e a Dª Rosinha (molhamos um "bocadinho" o polivalnte ;)), mas com a ajuda delas, com o aspirador e a mangueira da escola e os baldes e champôs que trouxemos, levamos o barco a bom porto... neste caso, o carro!! Uma iniciativa a repetir, até porque além de lucrativa foi divertida. Para alés desta, mais ideias teremos e em breve delas daremos conta.
Ah, obrigado aos Professores pelas gorjetas... vão dar muito jeito ;)
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Os primeiros materiais já chegaram ao Cerco!
Aqui estão os primeiros materiais... FATOS, PRANCHAS, PÉS DE PATO.... ficam mesmo giros os nossos bodyboarders ;)
Como tudo começou...
No ano lectivo 2006/2007, juntamente com os alunos do 7B da nossa escola, decidimos fazer uma aula de BodyBoard na praia de Matosinhos!! Ao que parece, a "criançada" gostou, e as fotos atestam a alegria desse dia. No presente ano lectivo decidimos aproveitar esta ideia e fazer um "upgrade", aplicando-a ao projecto "Educação pelo Empreendimento". Assim, esta escolinha surge no projecto Cerco(m)navegações que é formado por uma série de sub-projectos que o sustentam e corporizam. Este projecto aposta na junção da lógica dos 3E (Ensino, Empreendedorismo e Emprego) ligada e suportada pela lógica dos 3I (Investigação, Inovação, Indústria), a fim de criar um paradigma de conhecimento sustentado e de promoção da inclusão social. Pretende-se que numa primeira fase os alunos consigam criar o clube, adquirindo competências ao nível administrativo, logístico e jurisdicional, criando os estatutos e regulamentos que legislam este mesmo clube. Pretende-se também que os alunos criem actividades no âmbito do Marketing, da promoção da imagem e da criação de eventos que sustentem este mesmo projecto e permita que o clube cresça e se auto-financie. Numa 2ª fase os alunos irão adquirir as competências técnicas necessárias para a aprendizagem da modalidade, promovendo a aquisição de competências que lhes permita futuramente orientar actividades neste âmbito. Com um projecto motivador numa área que "está na moda" julgamos ser possível ajudar os alunos a desenvolver as mais diversas áreas com ele relacionadas, ajudando-os a criar e a inovar, indo de encontro ao que a "Educação pelo Empreendedorismo" procura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)
